Duas exposições para reviver cidades

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, na capital gaúcha, está com duas ótimas exposições de fotografia sobre as percepções das cidades. Pra quem anda apressado todo dia na rua, olhar a cidade é quase um luxo. Mas quando viajamos, seja para outras cidades ou quando nos permitimos viajar na nossa própria, mudar o ângulo pode ser surpreendente. Esses ângulos são também capturados pelo olhar da fotografia, que nos convida, em sua forma estática, a nos ressituarmos nesse burburinho cotidiano.

Foto: Divulgação CCCEV
Foto: Divulgação CCCEV

Uma das exposições é Paralelos Urbanos 30º 34ºS, que traz trabalhos de dez fotógrafos, três brasileiros, quatro uruguaios e três argentinos, sobre as paisagens urbanas de Porto Alegre, Montevidéu e Buenos Aires. Três cidades portuárias ao sul do mundo, cada qual com uma relação específica com suas águas, com suas ruas, com seu concreto e com sua gente. Para os apaixonados pelas três capitais, é um programa imperdível. A exposição acontecerá ano que vem em Buenos Aires e em Montevidéu. E uma feliz coincidência é que ela está em uma das salas onde aos sábados é realizada a prática Tango no CCCEV, a sala O Retrato.

Serviço:
O quê: Exposição Paralelos Urbanos no CCCEV
Onde: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo – Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre-RS. Entrada Franca.
Abertura: sexta-feira, dia 17 de setembro, às 19h30.
Visitação: De 17 de setembro a 24 de outubro de 2015. O CCCEV está aberto de terça-feira à sexta-feira, das 10h às 19h e, nos sábados, das 11h às 18h.

Foto: Divulgação CCCEV
Foto: Divulgação CCCEV

A outra exposição que o Centro está recebendo é Porto Alegre na ponta dos dedos – Uma exposição para tocar, ouvir e ver. O nome já é bem explicativo. São fotos de prédios históricos do Centro de Porto Alegre feitas por 15 fotógrafos portoalegrenses junto a maquetes dos edifícios, descrições em braile e em áudio e tapetes sinalizadores, que estimulam várias formas de percepção. É sensacional poder sentir o Teatro São Pedro com as mãos, numa dimensão de mundo que nos transporta, pelos sentidos, a rever alguns parâmetros.

Serviço:
O quê: Porto Alegre na Ponta dos Dedos
Onde: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo – Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre-RS. Entrada Franca.
Abertura: sexta-feira, dia 13 de outubro, às 19h.
Visitação: De 13 de outubro a 28 de novembro de 2015. O CCCEV está aberto de terça-feira à sexta-feira, das 10h às 19h e, nos sábados, das 11h às 18h.

Nossa dica é aproveitar um sábado e, além de ver as exposições, dar uma passada também na Prática de Tango do CCCEV.

Aline Vianna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s