Chegou aquela época do ano que o ritmo muda e alguns ficam meio atordoados. Mais ou menos como não saber se descansa ou se arruma o pinheirinho. Para os tangueiros de plantão pode bater uma abstinência no meio disso tudo, afinal muitas práticas e milongas também estão em recesso. Para ajudar a sobreviver a esta fase difícil em que os sapatos de baile são obrigados a descansar, preparamos algumas dicas para quem quiser continuar aproveitando o tango, mesmo que seja no conforto do sofá.
Documentários e entrevistas sobre tango
São ótimos para se aproximar um pouquinho mais do que aconteceu e continua acontecendo do outro lado do rio. Há vários na internet, mas selecionamos alguns:
Tango Pasion Argentina: dividido em vários capítulos, aborda a relação do tango com vários aspectos sociais e históricos, como seu surgimento, as orquestras, o tango e as mulheres e o tango e o cinema. É apresentado pelo cantor Chino Laborde.
Las historia de las orquestas: É uma série minuciosa sobre a história das principais orquestras.
El Tango es nuestro: Os capítulos trazem vários tangueiros da atualidade.
Tengo una pregunta para vos, de Pepa Palazón: Entrevistas ótimas com bailarinos e maestros de tango atuais.
Vídeos de bailarinos
Quem gosta de dançar muitas vezes passar horas assistindo a vídeos dos mestres das pistas. Aí vão alguns canais com boas opções:
030Tango
2XTango TV
TC Tango
Aires de Milonga
Punto Tango
Rádios e programas para ficar por dentro do tango
Aqui no blog já montamos uma lista com algumas rádios pra escutar tango a qualquer hora, além do Spotify.
Tinta Roja Revista: canal com vários vídeos de shows e também entrevistas a músicos.
Encuentro en el estudio: programa com entrevistas e apresentações excelentes de músicos latinoamericanos. Tango e muito mais.
Fractura Expuesta:
um bom apanhado do cenário musical novo em Buenos Aires.
Dicas de leitura
Todo Tango: é praticamente uma enciclopédia, site maravilhoso e completo com informações sobre músicos, obras e história do tango, além de um maravilhoso dicionário de lunfardo.
Quatro revistas com notícias sobre o tango hoje e o que rola de música e dança em Buenos Aires:
Tinta Roja Revista de Tango
El Tangauta
Revista Punto Tango
Fractura Expuesta
Filmes argentinos no Netflix
O cinema argentino é maravilhoso e tem vária boas opções no Netflix. Eis algumas delas:
O último tango: belo documentário sobre a relação de amor e ódio entre Juan Carlos Copes e María Nieves, nomes que revolucionaram o tango bailado nos palcos.
O segredo de seus olhos: sempre vale a pena rever um dos melhores filmes argentinos de todos os tempos, que até Oscar ganhou.
Elefante branco: drama que conta a dura missão do padre Julián, vivido por Ricardo Darín, para ajudar a população de uma villa na periferia de Buenos Aires.
Tese sobre um homicídio: também estrelado por Darín, que vive um especialista em Direito Criminal obcecado por desvendar um homicídio.
Aura: um taxidermista introspectivo que planeja o crime perfeito. Adivinhem se não é o próprio Ricardo Darín quem ataca novamente.
Visões (Disparitions): em plena ditadura argentina dos anos 1970, a vida de um casal é profundamente modificada quando a mulher, jornalista, publica uma matéria sobre desaparecimentos.
Ánima Buenos Aires: animação que traz três histórias ambientadas em Buenos Aires, com muito tango, criminosos dos arrabaldes e gente apaixonada das mais diferentes formas.
Leonera: presa sob a acusação de ter matado o namorado, Julia luta com unhas e dentes para conseguir criar seu filho, mesmo que seja dentro da prisão.
No Cinemargentino, também tem muitos títulos, entre ficção, curtas e documentários (sem legendas). Sobre filmes específicos de tango, essa playlist traz tanto obras antigas quanto mais recentes.
Para começar 2017 sacando la viruta
Logo no início do ano, de 12 a 16 de janeiro, Buenos Aires recebe o Argentina Tango Salon Festival, com bailarinos e professores incríveis, para quem já estiver sentindo aquela saudade de uma visita à CAPITAL e um abrazo tanguero. Vale conferir.
E, é claro, vamos continuar divulgando por aqui toda a programação do tango em Porto Alegre, no restante do ano e 2017 adentro. Felices fiestas! 🙂