Tango no inverno: cinco festivais especialíssimos

como-arrumar-malas-femininas

2017 prepara grandes eventos de tango. Serão seis capitais recebendo aficcionados pelo ritmo e por estudar com os grandes mestres, além de poder assistir-los (se em vídeo já é ótimo, imagina ao vivo!) e bailar muito nas milongas. Então, é hora de estudar o calendário e preparar as malas.

Florianópolis sedia a 9ª Bienal de Tango de Florianópolis de 7 a 10 de junho. A programação do evento inclui workshops de dança para todos os níveis, espetáculos e milongas. Uma das grandes notícias é a presença da Orquesta Típica Sans Souci, uma das mais prestigiadas de Buenos Aires.  Entre os professores confirmados, estão Lorena Ermocida,  Oscar Pey, Mariana Montes, Sebastian Arce, Juliana Figueredo, Fabiano Silveira, Guadalupe Garcia, Junior Cervila, Leandro Gomez, Romina Levin, David Palo e Alejandra Gutty. 

Julho é a vez da capital paulista, que sedia a São Paulo Tango Fest 2017 e a Preliminar de Tango BA. A agenda está organizada entre bailes, apresentações, aulas e, claro, as competições da Preliminar. Entre os artistas confirmados estão Maximiliano Cristiani e Karina Colmeiro, Jorge López e María Inés Bogado, e Juan Malizia e Manuela Rossi.

Buenos Aires ferve em agosto. De 8 a 13 daquele mês acontece por lá o Tango Salón Extremo 2017. Os bailarinos são de tirar o fôlego: Moira Castellano e Javier Rodriguez, Lorena Ermocida e Pancho Martinez Pey, Roxana Suárez e Sebastián Achaval, Vanessa Villalba e Facundo Piñero, Virginia Gomez e Christian Marques, Sol Cerquides e Fernando Gracia, Jimena Hoeffner e Fernando Carrasco, Ines Muzzopappa e Fernando galera, além de Mariana Casagrande e Daniel Oviedo, há um bom tempo radicados em Porto Alegre.

Se a ideia for aproveitar mais um tempo na cidade, vale emendar com o BA Tango Festival y Mundial 2017, simplesmente o maior e mais importante evento de tango, que acontece em Buenos Aires de 10 a 23 de agosto deste ano.

Em agosto também acontecerá em Fortaleza o Tango Foria! 2017  Recém lançado, o festival terá milongas, apresentação e aulas com os bailarinos e professores Melisa Sacchi e Cristian Palomo, campeões de Tango Pista do Ba Tango Mundial 2016, e com Joana Gomes e Sebastian Jimenez, outros dois mestres. Vale muito ficar ligado na página do Festival. 😉

E em setembro, que já não é mais inverno mas ainda pode fazer um friozinho, o Rio de Janeiro sedia o IV Congresso Brasileiro de Tango. Participarão vários professores brasileiros e os bailarinos Sol Cerquides e Fernando Gracia. Uma grande surpresa será a presença do Sexteto Milonguero, com um estilo musical inconfundível!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s