
A Bienal de Tango de Florianópolis chega a sua 9ª edição, a partir desta quarta (7/6), até o próximo sábado, com workshops, bailes e shows, promovendo uma grande integração entre artistas renomados e um público tangueiro numeroso. A cada dia os brasileiros são conquistados pelo ritmo e pela cultura dos vecinos, e a Bienal é uma grande oportunidade para vivenciar o tango a full.
São cerca de 300 inscritos, provenientes de 15 estados brasileiros, que participarão de uma intensa programação de aprendizado, intercâmbio e entretenimento. “Esperamos que as pessoas venham com muita energia positiva, que desfrutem as aulas, os bailes, conheçam novos amigos e que a experiência seja ainda melhor que as anteriores”, diz o diretor-geral do evento, Fabiano Silveira.

As aulas serão ministradas por oito duplas de professores sensacionais: Alejandra Gutty e David Palo, Guadalupe Garcia e Junior Cervila, Lorena Ermocida e Oscar Pey, Mariana Montes e Sebastian Arce, Romina Levin e Leandro Gomez, Katia Rodrigues e Alexandre Bellarosa, Mariana Casagrande e Daniel Oviedo, Juliana Figueredo e Fabiano Silveira. Eles também estarão presentes em todas as quatro noites de milonga para pequenas apresentações, acompanhados da Orquesta Típica Sans Souci, de Buenos Aires, e da musicalizadora Marcia Figueiredo, do Rio de Janeiro.
Nos dias 9 e 10, às 21h, os bailarinos e a Orquestra se apresentam no teatro em um espetáculo de gala que terá a participação especial dos dançarinos selecionados para a maratona coreográfica, um curso exclusivo para profissionais que será dirigido por Mariana Montes e Sebastian Arce.

“A preparação da 9ª Bienal sempre buscou a satisfação do participante. Fizemos uma seleção de professores reconhecidos internacionalmente, escolhemos uma orquestra de grande renome em Buenos Aires e, claro, queremos oferecer um momento único aos congressistas”, conta o produtor Carlos Eduardo de Andrade.
O Rio Grande do Sul estará representado por uma trupe de milongueiros e milongueiras e pelos bailarinos Derly Oviedo e Rita Zanini, de Porto Alegre; Fabrício Alves, de Porto Alegre, e Mariana Soler, da Argentina; Giovani Monteiro e Caroline Zini, de Caxias do Sul, e Jorge Rios e Soyla Barreto, de Passo Fundo, que participarão da Maratona Coregográfica. E, claro, pelos professores convidados da Bienal: Mariana Casagrande e Daniel Oviedo.

O evento acontece no Centro de Convenções do Majestic Palace Hotel e os espetáculos no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC).