Erica Boaglio e Adrian Aragon voltam a Porto Alegre para dois dias de tango

Fonte: http://www.danzaeffebi.com

Erica Boaglio e Adrian Aragon retornam a Porto Alegre para ministrarem dois dias de cursos e participarem como bailarinos convidados na Milonga da Tche Tango, que vai acontecer no próximo sábado, 24 de junho.  Os bailarinos têm uma carreira longa no tango, reunindo experiência de mais de 20 anos de parceria profissional.

Naturais da província de Córdoba, vizinha ao norte da província de Buenos Aires, unem em sua bagagem e a levam “de gira por el mundo” duas facetas da cultura popular argentina: o folclore e o tango. Extremamente ligados às expressões culturais de seu povo, têm se dedicado a transmiti-las tanto em espetáculos quanto na vivência de bailes e de aulas, explorando ao máximo o que as artes podem, em seu conjunto, oferecer.

Entre tantos trabalhos, fizeram parte da Companhia Tangox2, de Miguel Ángel Zotto, de 1997 a 2002, do grupo Los Nocheros e participaram do filme Tango, de Carlos Saura.  Desde 2003 dirigem, coreografam e produzem a “Pasiones Company”, sua companhia de dança, com cerca de mil apresentações pelas mais diferentes cidades do mundo. 

Erica Boaglio e Adrián Aragón em um dos shows multitudinários na Itália, ao som de Libertango, de Astor Piazzolla:

Em 2016, estiveram em Porto Alegre a convite de Mariana Casagrande e Daniel Oviedo, quando também realizaram um curso e apresentação na milonga da Tche Tango. Mariana e Daniel já integraram espetáculos da Pasiones Company e neste link você pode conferir um trecho de um dos shows na Itália.

Conversamos com Adrian Aragon, que nos contou mais detalhes de sua trajetória e de como a pareja entende o tango, uma arte popular tão rica e admirada.  Para conhecê-los mais de perto e ouvir deles próprios outras experiências, assim como para assisti-los, a agenda será nos dias 23 e 24 de junho. Ao final do post damos os detalhes.

Tango 30: Vocês têm viajado o mundo realizando espetáculos de tango e ensinando as bases e os segredos desta dança. Como vocês definem a relação entre o tango dançado nos palcos e nos salões?

Adrian Aragon: Temos que considerar que o tango é um dos únicos gêneros do mundo que tem quatro artes dentro do mesmo gênero: o baile, a música, o canto e o teatro, ou seja, o teatro como espetáculo. Então, a relação que há entre o tango escenário e o tango salão é muito íntima, porque digamos que tudo vem do mesmo lado. Tudo que se faça sobre o palco tem uma raiz muito forte no tango salão. Eu não separaria um do outro. Hoje se fala muito de tango escenário e tango salão, mas para mim o tango é só um. Obviamente que os intérpretes que fazem tango escenário têm que ser ótimos bailarinos de tango salão e tudo deve vir do mesmo lado. Então se faz um bom espetáculo de tango com todos os condimentos que são necessários da raiz do mesmo gênero.

Tango 30: Vocês possuem um estilo próprio de dança e de ensino que propõe que a técnica deva ser trabalhada para que aqueles que dançam aproveitem ao máximo, e a sua maneira, o baile. Como um bailarino ou uma bailarina podem criar um estilo próprio e o que isso significa?

Adrian Aragon: O tango, o baile, qualquer baile é uma expressão da alma, então, para criar um estilo próprio temos que ser fiéis aquilo que sentimos. Quando se sente,  graças a Deus todos sentimos diferente, e isto é o importante, ou seja, tem que se deixar levar pelo que se sente, pelo que se gosta de fazer e então criará com seu tango o estilo próprio. Tudo o que se pode adquirir nas aulas são elementos para que depois possamos ter a possibilidade de desenvolver esse tango que vem desde a alma e criar um estilo próprio.

Tango 30: Os espetáculos que vocês promovem reúnem vários elementos da cultura argentina, como o futebol, a vida simples do interior, os amores, as paixões, o bairro. Qual a relação do tango com estes aspectos da vida cotidiana?

Adrian Aragon: O tango é um gênero popular que acompanha os argentinos desde seu começo até hoje. Em todos os aspectos de suas vidas diárias tem sido um referente das expressões de cada momento da história que tem passado o povo argentino. Obviamente que o tango está muito relacionado com qualquer coisa que possamos contar da Argentina. O mesmo acontece com o folclore, são protagonistas da vida comum dos argentinos. Então sim, está muito relacionado. Se pode contar com tangos antigos ou com tangos atuais qualquer coisa da vida argentina porque obviamente são parte do nosso povo.

Tango 30: Vários palcos do mundo, entre teatros, milongas e até filme, já receberam suas apresentações, tanto em outras companhias quanto na própria, a Pasiones Company. Quais momentos vocês destacam dessa longa trajetória?

Adrian Aragon: Os momentos que nos marcaram sempre têm a ver com a importância dos palcos que pisamos e nesse caso seria o Teatro Odeon, sob o Partenon, em Atenas, onde aconteceu a história do teatro no mundo, então ter a possibilidade de estar lá foi impressionante. Outra, gravar o filme Tango e estar sob a direção de Carlos Saura e ver como as coisas mudaram, com premiação de Oscar, foi maravilhoso também. Então esses momentos ficaram muito gravados. Outro momento foi quando dançamos no Estádio de Vélez Sarsfield, na Argentina, com um público de 35 mil pessoas e isso foi algo de um sentimento importante. O teatro de Cosquin, no Festival de Cosquin, onde dançamos várias vezes à frente de 20 mil pessoas. São energias muito fortes que nos gravaram muito na história. Outro momento importante foi quando debutamos com nossa companhia, com nosso espetáculo, com nossa primeira ideia, em 2004, no Teatro Lola Membrives em Buenos Aires e esse momento de poder começar a mostrar o nosso trabalho foi mágico. E depois há alguns momentos importantes que vivemos não somente a nível artístico, mas também pessoal, mas esses foram os momentos que mais nos marcaram e que fazem parte de nossa história.

Tango 30: O tango está presente desde cedo na vida de vocês, junto com outro aspecto que valorizam muito da cultura argentina, o folclore. Como começaram e como começou a parceria profissional?

Adrian Aragon: Os dois começamos desde muito pequenos, praticamente no mesmo ano, mas com uma diferença de dez anos. Eu comecei aos 13 e Erica começou a bailar aos 3. E iniciamos cada um com seu estilo. Eu comecei a dançar folclore argentino e folclore latinoamericano. Era o único, nessa época, na minha região, que se interessava pelo tango, então comecei a investigar. Não havia Youtube, não havia nada, se investigava o gênero como se podia. Sempre gostei do tango e quando pude ir a Buenos Aires, ganhava meu primeiros “mangos” para ir à Capital e lá fazia aulas com todos que cruzavam meu caminho, maestros, milongueiros, todos. Nós dois nos conhecemos dentro de um balé de folclore argentino e em 94 começamos a trabalhar juntos, decidimos formar “pareja” e passamos a desenvolver nossa parceria artística. Desde 94 até hoje seguimos trabalhando juntos e com toda a história que nos levou adiante. Este foi nosso começo. Eu fui o primeiro maestro de tango de Erica e depois ela foi se aperfeiçoando até chegar a ser a artista que é hoje.

Serviço:

Segundo Tango Week com Adrian Aragon e Erica Boaglio

Sexta-feira 23 de junho das 20:00 às 21:30 hs. – Códigos do Baile, abraço, cabeceio, sentido de circulação, adornos.

Sábado 24 de junho das 14:30 hs às 16:30 hs. – Sequências milongueiras, participação das damas na expressão do baile.

Sábado 24, à partir das 20:30 hs MILONGA ESPECIAL.

Local: Bistro Mário Marzana, Rua Vicente da Fontoura, 1857

Mais informações – 51-97080858
www.tchetango.com.br

Uma consideração sobre “Erica Boaglio e Adrian Aragon voltam a Porto Alegre para dois dias de tango”

  1. Ótima iniciativa de Daniel e Mariana trazendo está “pareja” de alto nível e assim enriquecendo o Tango nosso de cada dia. Lastimo nesta ocasião não poder comparecer, mas na próxima vinda deles certamente irei assistir e prestigiar a iniciativa dos queridos Daniel e Mariana. Abrazo tanguero.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s