Movido a amores y abrazos

Idealizado e desenvolvido pela bailarina Elisa Hoffmann, o Projeto Amor Porteño completou dois anos em novembro passado e começa 2018 com ganas de ganhar a pista e cheio de novidades. Nesta quinta (19 de abril), no Espaço 373, promove uma super Milonga cheia de charme e nós aproveitamos para conversar com a Elisa sobre como nasceu a ideia do projeto.

Desde seu início, em 2015, já foram várias práticas de tango, workshops e shows de músicos e bailarinos. No dia 15 de março, o Projeto Amor Porteño abriu o ano no Von Teese, um bar super buena onda, aconchegante e lindo que tem acolhido os tangueiros em Porto Alegre nas práticas do projeto. Este ano, a iniciativa também vai acontecer alternadamente no Espaço 373 com milongas e já teve várias edições realizadas na Casa Cultural Tony Petzhold. Esta é uma das grandes contribuições de Elisa Hoffmann e do Projeto Amor Porteño para o tango de Porto Alegre: levar o gênero para lugares e públicos novos.

O Projeto Amor Porteño surgiu justamente em uma época em que Elisa precisou se ausentar de Porto Alegre. A relação com a capital gaúcha e seu círculo de tangueros fez com que ela sentisse a necessidade de trazer um pouco dos amores porteños para a cidade em que construiu sua trajetória no tango. “A vontade que estava guardada aflorou neste período: reunir amigos e dar o devido reconhecimento a quem sempre esteve próximo de mim.” Seguindo esta onda de promover parcerias e celebrar as relações, as práticas do Amor Porteño contam desde a primeira edição, em julho de 2015, com workshops e apresentações de músicos e bailarinos reconhecidos no cenário porto-alegrense.

Desde aquele primeiro encontro, que contou com a participação dos músicos Ricardo Pacheco e Mano Monteiro,  na Casa Cultural Tony Petzhold, participaram vários outros instrumentistas, e numa ocasião especial La Cumparsita foi executada pelos bandoneonistas Pablo Valentin, Mano Moneitro e Fabricio Alves, pelo tecladista Vinícius Flores e pelo violonista Walter Mieres. 

Elisa lembra que outro momento ímpar aconteceu no aniversário de dois anos do Projeto, comemorado no bar Von Teese, que também abre as portas à prática,  em que uma foto, ao acaso, tomou a forma de um coração. “Nesse mesmo dia, eu havia feito um agradecimento a todas as parcerias e pessoas que trabalharam de alguma forma e me acompanharam nesses dois anos. Então o registro formou espontaneamente a forma de um coração de amigos que me acompanham e sinto que estavam em uma linda sintonia. As palavras se materializaram, com certeza, e o tango uniu todos naquele instante.”

Uma das grandes contribuições do Amor Porteño é levar tango a espaços e, por consequência, também a um público não familiarizados com o gênero e sua cultura. Seguindo essa ideia, o mês de dezembro também marcou um importante momento do projeto, quando  a função aconteceu no Espaço 373,  o que se repetirá ao longo deste ano, com o diferencial de assumir o formato de milonga. “É um novo e lindo espaço situado no coração do Distrito C, em Porto Alegre, no qual se destaca a iluminação e o piso, excelentes para receber os tangueros e tangueras  de qualquer lugar do mundo. É uma milonga para ficar no coração da comunidade tanguera.”

Uma das principais características do projeto é ser desenvolvido sempre a várias mãos. Desde o fim de 2016, conta, por exemplo, com a participação da DJ Laura, que traz um repertório de peso, tanto de orquestras clássicas como de conjuntos contemporâneos. “A parceria com Laura tem sido um diferencial devido ao seu talento musical , envolvendo ainda mais os habitués das práticas.  Penso que em parceria tudo é mais leve e há um crescimento mútuo, fazendo deste projeto um celeiro de artistas.” A prática sempre contou com a presença de DJs. Além de Laura, já sonorizaram outras edições Jacques Loureiro da Silva, Cristiano Vieira e Vinícius Flores. No campo da moda, o Amor Porteño também tem uma parceria com a LeLi Corrales, que em todos os eventos do projeto expõe lenços e echarpes.

15 anos de abrazos e amores tangueros

Elisa Hoffmann tem uma trajetória de mais de 15 anos no tango, e sua relação com a dança vem desde chica, quando começou a dançar jazz, dança contemporânea e outros ritmos em Passo Fundo, sua cidade Natal.  Com 21 anos, fez faculdade de dança pela Fundação Teatro Guapira, na PUC, em Curitiba. Em 1999, o tango chegou em sua vida para ficar, quando conheceu os professores Valentin Cruz e Paulo Pinheiro. “Fiz parte do espetáculo Brasil e o Eterno Tango, dançando Libertango, de Piazzolla, no Teatro da OSPA”, lembra Elisa. A partir de então, a convite de Valentin, começou seus estudos no tango, fazendo parte da companhia de dança do maestro como bailarina e monitora e chegando a ser sua partner profissional em 2009.


Em 2018, o projeto segue a todo vapor. Para quem gosta de boa música e uma super atmosfera de amores dos portos de lá e de cá do Rio da Prata, é o destino certo da noite desta e de futuras quintas-feiras.

São várias parcerias que tornam o Amor Porteño uma iniciativa tão bem recebida pelo cenário tanguero de Porto Alegre, e Elisa Hoffmann faz questão de citar quem tornou possível a trajetória de mais de dois anos do projeto.

As parcerias musicais:

Ricardo Pacheco, voz e violão

Mano Monteiro,  bandoneón

Walter Mieres, voz e violão

Pablo Valentin, bandoneón

Vinícius Valentin Flores, teclado

Lucia Merico (ARG) voz

Eduardo Mauris (ARG) violão

 

Dj’s

Laura 

Jacques Loureiro da Silva

Cristiano Vieira

Vinícius Flores

 

Parcerias de dança:

Daniel Weinmann

Cristiano Vieira

Valentin Cruz

Paulo de Araújo ( monitor)

 

Parcerias nos workshops:

Valetin Cruz (tango, Elisa Hoffmann)

Paola Vasconcellos (tango queer)

Lucia Merico  (voz) e Eduardo Mauris ( violão) (tango cantado)

 

Casas de residência:

Casa Cultural Tony Petzhold (Thaís Petzhold, Felipe Suares, Betina Carminatti)

Von Teese – High Tea & Cocktail Bar (Carolina Disegna e Diovana Gueller)

Espaço 373 (Silvana  Diniz e Fernanda Diniz Bedushi)

 

Milonga Amor Porteño 2018
19/04 – 21h
Espaço 373 – Rua Comendador Coruja, 373

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s