Festivais de Tango bombam no Brasil em 2018

O Brasil é um dos países com maior potencial de crescimento no turismo tangueiro, conforme os resultados da pesquisa do TangoTecnia. Ainda que os dados correspondam às respostas de apenas uma parcela dos milongueiros, a multiplicação de eventos de tango no cenário nacional, especialmente de grande porte e com professores nacionais e internacionais convidados, além de orquestras, não deixa dúvidas de que o tango tem mudado muito nesse lado da América Latina. Se não compartilhamos a língua dos vecinos porteños, como o fazem também os outros países que têm seus cenários tangueiros fortes, como por exemplo da Colômbia, nos enamoramos do abraço deles e temos saído a dançar em todas as épocas do ano, ou lá em Buenos Aires, ou em nossas próprias cidades, e também promovendo um intercâmbio interno entre vários estados.

Para o ano de 2018, estão programados vários congressos e festivais de tango no Brasil, o que impulsiona e qualifica o nível de dança no país, que tem uma trajetória muito mais recente do que a Argentina, claro. O tango é um gênero popular, mas que exige estudo, especialmente por não ser familiar. Ir beber na fonte é uma das melhores opções, viver uns dias em Buenos Aires e se embrenhar na cidade, nas milongas e nas aulas de lá. Mas nem sempre isso é possível e dispor de um cenário milongueiro na própria cidade já é um privilégio de muitos aqui mesmo no Brasil. Outro atrativo é conhecer outras cidades brasileiras e participar do intercâmbio com tangueiros, senão dos quatro cantos, ao menos de uma boa parte do Brasil, afinal existe bastante tango ao menos no sul e sudeste, além de uma forte cena no nordeste!

Fizemos um apanhado para quem quer se programar para este ano e ir estudar e curtir as milongas e shows nas capitais-sedes dos festivais deste ano. Mesmo quem não dança (ainda), pode aproveitar as milongas (bailes) e os espetáculos. 😉 E, se o evento tiver aula para iniciantes, está mais do que na hora de experimentar!

Preliminar y Festival Tango Brasil – 28 e 29 de julho – São Paulo

Foto: Preliminar y Festival Tango Brasil – edição 2017

O evento irá classificar as duplas que participarão do Mundial de Baile em Buenos Aires, em agosto, mas também conta com uma programação aberta a quem não estará competindo. Serão aulas de tango para todos os níveis, curso de Dj, bailes, espetáculo e, claro, a classificatória dos competidores.

Os professores e bailarinos participantes desta edição são Sabrina e Ruben Veliz, Cristian Marquez e Virginia Gomez, Maxi Cristiani e Karina Colmeiro e Analia Carreño e Luis Ramirez.

Site do evento:
http://preliminartangobrasil.com/

II Congresso de Tango de Curitiba – 6 a 9 de setembro – Curitiba

Foto: Todo Tango Studio – 2017 – Apresentação de Mariana Casagrande e Daniel Oviedo

A programação do evento inclui aulas de dança (tango, tango valsa e milonga), espetáculo e milongas, além de feira de produtos, palestras, aulas gratuitas, show com orquestra e bailarinos e seminário. Esta edição terá a participação de duas orquestras maravilhosas de Buenos Aires: Tango Bardo e  Tanturi. Os professores confirmados são Mariana Casagrande e Daniel Oviedo, Dana Zampieri e Carlos Estigarribia, Vania Andreassi e Juscelino Portela, também organizadores do Congresso, Luciano Paulino, Margareth Kardosh e Luciana Mayumi, Mario Sergio, Yasmina Mamana, Müller Dantas.

Site do evento:
https://www.congressodetangocuritiba.com.br/

V Congresso Brasileiro de Tango – 11 a 14 de outubro – Rio de Janeiro

Foto: Mauricio Kneipp – IV Congresso Brasileiro de Tango

O congresso reunirá vários nomes do tango nacional e também internacional numa programação com bailes, show de orquestra, aulas, seminários e palestras. Também vai acontecer a Feira da Dança, com exposições, shows,  aulas abertas e até um baile na beira da praia de Copacabana. Alguns bailes terão pistas alternativas com outros ritmos. Para este ano o Congresso terá a participação da Orquesta Romântica Milonguera e já tem a presença confirmada de Manuela Rossi e Juan Malizia, Mario Morales, Bianca Gonzalez e Fernando Decampos (Diretor Geral do Congresso), Luciana Mayumi e Martin Lasiar, Suelen Egito e André Felipe, Fabíola Monterazo e Cláudio Sobral, Aylanna Oliveira e Denilson Silva, Cristina Rosa e Carlos Peruzzo, Julia Gunesch e Oscar Ricarte, Bel Miranda e Cleidson Diniz, Mariana Motta e Cleber Borges e Yanne Macedo e Wilson Moreira.  

Site do evento:
https://www.congressobrasileirodetango.com.br/

Outros eventos também já têm suas datas marcadas, ainda aguardando a divulgação de sua programação:

XIV Rio Tango Festival – 15 a 23 de setembro – Rio de Janeiro
BH Tango – 4ª Edição – 15 a 18 de novembro – Belo Horizonte
3º Encontro Tango Nordeste – 5 a 7 de abril de 2019 – Natal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s