Girando o mundo pelo tango: entrevista com Roxane Camargo e Rafael Bittencourt

Queridos e respeitados pela comunidade do tango de Porto Alegre, de onde saíram para construir uma vasta trajetória em Buenos Aire e nos principais cenários tangueros do mundo,  Roxane Camargo e Rafael Bittencourt vão ministrar dois dias de workshop (aqui todas as informações) na capital gaúcha.  As aulas acontecem em 28 e 29 de setembro, a convite do Projeto Amor Porteño, idealizado e conduzido por Elisa Hoffmann. Conversamos com Roxane e Rafale para saber um pouco mais de sua história nos palcos e nas pistas. Confira!

Foto cedida pelos bailarinos.

Vocês têm viajado o mundo, especialmente pela Europa, trabalhando com o tango. Como está a difusão do tango argentino nos países onde estiveram?
Nós viajamos por diversos países. No continente europeu, o tango está bastante difundido, especialmente na Itália e na Alemanha.Há muitos festivais, maratonas, milongas, espetáculos e pessoas realmente interessadas em aprender a “bailar tango“. Os aspectos sociais e culturais, no que se refere ao tango, poderiam ser mais difundidos. O tango é  um baile social e tem seus códigos, que devem ser respeitados, em uma sala de aula, em um palco e principalmente nas milongas.

Como muitos bailarinos, vocês têm duas vias principais de trabalho no tango: o palco de shows e o ensino do tango dançado nos salões. O que se pode desfrutar em cada uma dessas vertentes?
É possível desfrutar, e muito, nas duas vertentes, palco ou classes, apesar da grande diferença. No nosso caso, trabalhamos muito com os dois. No palco, o interessante é saber lidar com a ansiedade, a adrenalina, saber que tens um compromisso com o público. É preciso querer que saia tudo perfeito, mas também saber entender que nem sempre isto é possível.  É saber “cair”, levantar e seguir bailando como se nada tivesse acontecido. Saber que às vezes se vai encontrar um público grande e outro pequeno, uns com boa energia e outros com nenhuma, e sim, temos que apresentar o melhor show da nossa vida. Mas o mais gratificante não é o dinheiro que vamos receber, e sim os aplausos e o reconhecimento do público! Nas classes, o que mais podemos desfrutar são o interesse em aprender, a satisfação quando sentimos que podemos transmitir nossos conceitos relacionados ao tango, o agradecimento do aluno no final de cada aula ou de cada curso. Ver um aluno com muitas limitações ou dificuldades podendo superá-las. Entendemos que o aluno é um ser humano normal, com problemas, mas sempre fazemos o possível  e o impossível para que aquelas “horinhas” em que eles estiveram conosco sejam inesquecíveis!

A formação de ambos é longa e sólida em dança, especialmente em tango. O que vocês consideram como um diferencial na formação de quem deseja dançar tango?
Consideramos um diferencial sempre o empenho e o tempo de dedicação, como fazer aulas, escutar tango, ler sobre o mesmo, assistir vídeos, praticar muito, ir a milongas e, pelo menos uma vez por ano, viajar a Buenos Aires e viver o que é realmente a cultura do tango.  Certamente existem fatores naturais que ajudam para aprender mais rápido, como o talento natural, mas o mais importante é a vontade de aprender e gostar muito!

Vocês são originais de Porto Alegre e escolheram Buenos Aires como sua cidade de base há alguns anos. Considerando que conhecem os cenários milongueiros de muitas outras cidades do mundo, quais são os maiores diferenciais de Buenos Aires?
O diferencial de Buenos Aires é, simplesmente, a essência. É o lugar onde é realmente possível crescer e evoluir com o tango, fisicamente e mentalmente. Ter a possibilidade de ver e conversar, dançar e conviver com “velhos milongueiros”, grandes maestros que te ensinam o tempo todo o que é e o que foi a realidade desde o princípio do século e porque o tango se tornou tão popular atualmente, na música e na dança. Nos fez entender que o tango (baile) vai muito além de dançar bem. Se trata de sentimento,  sensações musicais, abraço, respiração e conexão, mas principalmente de conhecer a cultura rio-platense.

Os temas do próximo workshop que vocês vão ministrar em Porto Alegre têm relação íntima com o tango dançado nas milongas. Haverá aulas de técnica feminina e câmbios de dinâmica e musicalidade. Por que a escolha destes temas?
Consideramos estes dois temas de suma importância e por sua vez um está relacionado ao outro: na aula de musicalidade e sequências com câmbio de dinâmica trabalharemos distintas formas de como aplicar o movimento na música, coerência e compreensão musical, sensação e silêncio, sincopa e “doble tiempo“, entre outros conceitos, e sobretudo conexão do casal. Na aula de técnica, trabalharemos elegância, equilíbrio, potência, sutileza, musicalidade e diferentes tipos de adornos (como aplicar na música). Acreditamos que estes temas a serem abordados em geral são usados de maneira inadequada, ou não são usados. Esperamos que as pessoas da nossa querida cidade de Porto Alegre gostem!

Que recado vocês desejam deixar para os brasileiros que estão iniciando no tango?
Em primeiro lugar, agradecemos a Elisa Hoffmann pela parceria, organização e empenho para a divulgação do workshop. Ao estúdio Mara Noschang, por nos proporcionar este ótimo espaço. A vocês do blog Tango 30 pela entrevista, por ceder este espaço para apresentarmos nosso ponto de vista sobre o tango pelo mundo e por nos dar a oportunidade de mostrar um pouco do nosso trabalho, que viemos construindo ao longo dos anos. O recadinho que deixamos para vocês que estão começando a dançar tango é, em primeiro lugar, pensar que não somos nós que escolhemos o tango, mas ele que nos escolhe. Façam aula, tomem seu tempo para entender que é um processo, não desistam, pratiquem, vão muito às milongas e sejam felizes dançando. Simplesmente desfrutem! Esperamos vocês nos dias 28 e 29 de setembro aí em Porto Alegre! 

O Projeto Amor Porteño foi idealizado pela bailarina Elisa Hoffmann e desde 2015 já organizou várias práticas de tango, milongas, workshops e shows de músicos e bailarinos.

O Workshop de Tango Social
Roxane Camargo e Rafael Bittencourt
28 e 29 de setembro
Local: Escola de Dança Mara Noschang.
Rua José do Patrocínio, 541 / Cidade Baixa – POA
Contato: Elisa Hoffmann – Projeto Amor Porteño
(51 981781534)
Link do Evento:
https://www.facebook.com/events/839478789581688/

ROXANE CAMARGO E RAFAEL BITTENCOURT: 12 ANOS DE TRAJETÓRIA NOS PRINCIPAIS CENTROS TANGUEROS

Eles têm mais de 20 anos de experiência como bailarinos profissionais, professores e coreógrafos, com formação em Dança na PUCRS, e contam com a bagagem de serem Campeões Brasileiros de Tango em 2011. Há mais de sete anos, Rafael e Roxane  têm como base Buenos Aires, onde desenvolvem seu trabalho no tango e de onde viajam anualmente para turnês internacionais. Atualmente, estão em Londres, trabalhando como professores líderes na Leandro Palou Tango Academy, a principal escola de Tango Argentino do Reino Unido.

A parceria entre Rafael e Roxane já conta mais de 12 anos e inclui a participação nas mais importantes companhias de dança, casas de tango e milongas de Buenos Aires. Entre os shows, nos quais foram bailarinos principais e coreógrafos, estão palcos como Café Tortoni, Complejo Tango, El Querandi, El Viejo Almacén e Señor Tango, todas casas de espetáculo muito conceituadas na capital argentina e amplamente conhecidas do público.

Entre as milongas porteñas, os bailarinos se apresentaram na Yira Yira, Parakultural (no Salón Canning), Maldita Milonga, Seguime si Podés, La Viruta e Milonga a La Parrilla, entre outras. A pareja retornou diversas vezes a Porto Alegre nos últimos anos, quando se apresentou na Milonga da Tanguera Estudio de Danza e ministrou vários cursos. Roxane também integrou o elenco do grande espetáculo Tango Viaje Al Sentimiento, que visitou a capital gaúcha em 2016 em comemoração ao Bicentenário da Independência Argentina.

Roxane e Rafael já viajaram pelo mundo para shows e eventos de tango em vários países, incluindo China, Grécia, Bali, Indonésia, Moçambique, França, Inglaterra, Turquia, Polônia, Alemanha, Suécia, Holanda e Itália. 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s