
Pra quem quer muito ou pra quem tem só curiosidade, não tem que esperar a próxima viagem a Buenos Aires. Porto Alegre tem tango todos o dias, o ano inteiro, variando entre aulas, práticas, milongas, música e apresentações, sendo mais agitada aos fins de semana, claro.
As aulas acontecem, geralmente, em escolas de dança e algumas são específicas de tango. É possível fazer aulas em grupo ou particulares e o mais sensacional é que não precisa ter par. O par a gente encontra dançando (e pode ser quem no acompanha na vida).
A prática é um dos lugares de encontro do povo tanguero, onde se aproveita pra tentar colocar em prática tudo o que se vê nas aulas. Alguém organiza, tem um Dj, lugar e horários específicos, mas se pode chegar e ir embora quando quiser. Pode ir sozinho ou acompanhado. Pode dançar com seu par ou com outras pessoas, ou só ficar olhando. Geralmente é uma sala grande com algumas cadeiras em volta e aí o tango acontece.
A milonga tem um clima mais de festa, com luz baixa, o pessoal vai mais arrumado e toma alguma coisa, acompanhando umas comidinhas leves. Às vezes tem músicos ao vivo e apresentações breves de bailarinos.
Mas não ficamos só na dança! Em Porto Alegre também se escuta tango. Há músicos que tocam em bares da cidade e às vezes também nas milongas. E, pra quem gosta também de palco, não faltam opções em espetáculos.
E Porto Alegre tem no calendário oficial da cidade o Festival Internacional de Tango de Porto Alegre, organizado desde 2010 pela Tanguera Estudio de Danza, já com cinco edições. O Festival conta com aulas, shows, milongas e ações beneficentes. Já estiveram presentes no evento como professores e bailarinos, além de Valentin Cruz e Marlise Machado, os anfitriões da casa, Filipe Nobre e Daiana Pujol, Daniel Juárez e Sara Parnigoni, Diego Gauna e Mónica Matera, Ezequiel Fanfaro e Mariana Dragone, Roberto Leiva e Maricel Gomes, Aurora Lubiz e Luciano Bastos, Demian Garcia e Noelia Soldera e Daniel Oviedo e Mariana Casagrande, entre outros, e cantores como Patrícia Magallanes, Pablo Valentin, Noelia Moncada, Juan Villarreal, Ines Cuello, e orquestras ao vivo, como Sexteto Unitanto, Sexteto Julian Hermida, Orquestra Típica Porto Tango e Tinta Roja.
Uma palhinha de uma das edições do Festival:
Abaixo listamos alguns lugares onde ocorrem aulas de tango e as práticas da cidade.
Aulas regulares
Tche Tango Daniel Oviedo e Mariana Casagrande
Tanguera Estudio de Danza
Kirinus e Nunes Centro de Dança
Fabricio & Alves Dança e Ginástica
Companhia de Dança Cleber Borges
Casa da Joaquim
Gafieira Club
Grupo de Tango Ocho Adelante
Derly Oviedo
Escola Mahaila Adma
Escola de Música Cordas e Cordas
Dorgel Silva
Território da Dança
Pé na Dança
Híbridus Instituto de Dança
La Marrupeña Brasil
Ciranda dos Ritmos
Studio de Dança Mara Noschang
Espaço N
7&8 Studio de Dança
Oito Tempos Dança de Salão
Cadica Danças e Ritmos
Studio Fernando Campani
Studio de Dança Paulo Pinheiro
Sapatos
Porto Alegre conta com uma marca de sapatos femininos para dançar, a Tche Tango Shoes, que tem modelos lindos e super confortáveis. Os sapatos são desenvolvidos por eles e têm a assinatura de Mariana Casarande e Daniel Oviedo. Um luxo para as gaúchas! Fica a nossa dica. 😉
Mais dicas
Tango Moda Antiga L. Anne Criações
Livro O Tango em Porto Alegre (1914 / 2014)
Tango em Porto Alegre | Tango 30 Curso de Pilates para Acabar com Seus Problemas de Coluna de Vez! Acabe de Vez com Hérnias, Posturas Incorretas, Patologias, TFT e Muitos Bônus! Acesse https://goo.gl/26Gmyu e Saiba Mais!
Exercícios para Coluna https://goo.gl/26Gmyu
CurtirCurtir
Obrigado pelas dicas. Muito útil para os tangueiros.
CurtirCurtir
Olá João, acrescentamos hoje mais alguns links interessantes na página. E muito obrigada pela visita!
CurtirCurtir