Documentários tangueiros: dos primórdios aos dias atuais

Dias atrás estreou, em Buenos Aires, o documentário “Piazzolla: los años del tiburón”, dirigido por Daniel Rosenfeld, que traz imagens e áudios inéditos do lendário bandoneonista, cedidas pela própria família, inclusive entrevistas feitas por Diana, filha do músico. Enquanto a elogiada crônica autobiográfica não chega aos cinemas do Brasil, fizemos uma seleção de outros documentários tangueros para serem aproveitados no conforto do sofá, que permitem descobrir um pouco mais sobre o gênero musical e seus grandes expoentes, bem como sobre o fenômeno social e cultural que é o tango. 

Nesses documentales, dá para se deliciar com incontáveis pérolas, como o violín corneta de Julio de Caro, ou descobrir que o bandoneón, grande emblema do tango, na verdade tem origem alemã, ou ainda sabe por que Pugliese esteve preso por mais de uma vez e durante governos de várias correntes ideológicas. Eles contam a história do tango, desde seus princípios ou sobre o contexto atual, que está fervendo com novas composições e modificando alguns cenários de dança. Aliás, uma outra dica é que O último tango, documentário sobre a mítica e conturbada parceria entre os bailarinos María Nieves e Juan Carlos Copes, está disponível para o público brasileiro no Netflix.

Alguns dos documentários são episódios únicos, outros são uma série, que estão organizados em listas de exibição. Prepare a pipoca, talvez una copa de vino e clique nos links para desfrutar uma boa sessão tanguera!

El Tango – Canal Encuentro
Episódio introdutório sobre as origens do tango.


Tango – Pasión Argentina

Série apresentada pelo cantor Walter “Chino” Laborde que apresenta desde o nascimento do tango até os dias atuais, passando por capítulos como o tango e as mulheres e o tango e o cinema.

 

Tango
Série que aborda os aspectos históricos desde o surgimento do gênero até os dias atuais. Conduzida por Horacio Ferrer, grande nome do tango contemporâneo.

 

El Tango es nuestro
Série de documentários com a participação de nomes importantes do tango na atualidade, como Amelita Baltar, El Yotivenco, Rodolfo Mederos, Lidia Borda, Adriana Varela, Ariel Ardit e Soledad Villamil, além do bandoneonista Ruben Juarez, falecido em 2010, falando sobre diferentes temáticas, entre elas a relação do tango com o aspecto social, as mulheres, a imigração e as províncias.


Los Capos del Tango

Com direção de Gabriel Soria, traz capítulos sobre a vida de grandes protagonistas do tango em todas suas expressões: canto, música, poesia e baile. Contém cenas históricas e inéditas.


Documentales Volver Tango

Dirigido por Eduardo Berti, aborda a história das orquestras, desde as origens até a época de ouro, e também a história do bandoneón e seus intérpretes, os cancionistas, cantores e letristas, o tango e o rádio, tango e cinema, bem como algumas personalidades.


Soy del Pueblo

História de grandes personalidades do tango, como Carlos Gardel, Tita Merello, Hugo del Carril, Anibal Troilo, Osvaldo Pugliese e Alberto Castillo.


Historia con aplausos

Série sobre grandes nomes do tango.


Documental Osvaldo Pugliese – Palabra de Maestro

Documentário sobre Osvaldo Pugliese com grandes trechos de entrevista com ele.


Carlos Di Sarli – El Señor del Tango

Filme sobre a vida e obra de Carlos Di Sarli, um dos maiores nomes do gênero.


Yo no sé qué me han hecho tus ojos

Documentário de 2003 sobre Ada Falcón, uma das mais importantes cantoras de tango, que viveu seu auge na década de 1930.

 

Como hice
Série do Canal Encuentro sobre o processo de criação de canções emblemáticas argentinas. Entre elas, há muitos tangos, como Malena, Cambalache, El día que me quieras e Gricel.

Link para todas as temporadas abaixo:

http://encuentro.gob.ar/programas/serie/8037


Tango Vivo

Série de episódios que abordam alguns aspectos sobre como está o cenário do tango em Buenos Aires atualmente.


Un disparo en la noche
Documentário sobre a produção do disco de mesmo nome, que faz um excelente apanhado do novo tango canção, com temas dos maiores compositores atuais interpretados pela Orquesta Tipica Julián Peralta.


Estilos Fundamentales del Tango – Ignacio Varchausky

Seminários realizados por Ignacio Varchausky, contrabaixista e fundador da Orquesta El Arranque, diretor da Orquesta Escuela de Tango Emilio Balcarce e fundador do TangoVia Buenos Aires. O ciclo aborda os diferentes estilos musicais do tango e alguns dos principais maestros das orquestras consagradas.

 

O Tango Salão
Documentário sobre tango de pista ambientado na Confitería Ideal.


Leyendas del Tango Danza
Filme documentário sobre alguns grandes nomes do baile de tango salão.


Tengo Una Pregunta para Vos – Pepa Palazón

Idealizado por Pepa Palazón, tem o formato de entrevistas com protagonistas atuais do tango, especialmente da dança, mas também músicos e poetas, buscando preservar sua história através da difusão.

2 comentários em “Documentários tangueiros: dos primórdios aos dias atuais”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s